segunda-feira, março 12, 2007

O Artur Gomes escreveu sobre a família Moreira, neste caso...



Pedro Moreira

Nasceu em Lisboa em 1969 Entre 1985 e 1992 estudou em vários wokshops com Dave Liebman, Paul Jeffrey e Bill Pierce, completou os cursos de Formação musical e de acústica no conservatório de Lisboa. Entre 1988 e 1992 frequentou o curso de Matemática na Universidade Nova de Lisboa. Em 1996 muda-se para New York onde estuda Composição, Contraponto e Orquestração com Henry Martin e Robert Sadin, Arranjos e Composição de Jazz com Bill kirchner, Saxofone com Vicent Herring e Steve Wilson no Mannes College of Music da New School for Social Research. Completa o BFA em Jazz e Música Contemporânea em Maio de 1998. Actua com o grupo Moreiras desde 1985 em festivais como o Cascais Jazz/Jazz num Dia de Verão, Lisboa em Jazz, Festival de Jazz de Guimarães, Encontros de Jazz de Évora. Este grupo gravou um CD. Participou também em tournées nacionais com Freddie Hubbard, Benny Golson, Greg Bandy, Eddie Hendersen, também actuou com a maioria dos melhores músicos de Jazz portugueses (Zé Eduardo, Carlos Barretto, Mário Laginha e outros). De 1991 a 1995 foi Director Musical da Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal com a qual realizou inúmeros concertos por todo o País, para além de gravar um CD para a Polygram.
Foi Director Musical do programa de televisão "Zona+", apresentado por Carlos Cruz. Foi Director Pedagógico da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, onde ensinou Harmonia, Combo, Improvisação e História do Jazz.
Realizou inúmeros workshops de Jazz em escolas de música, conservatórios regionais e câmaras municipais por todo o Continente, Açores e Madeira.
Em 1998 tem uma encomenda do Jazz Composers Collective de New York (peça para quarteto de Jazz e quarteto de cordas). Escreve igualmente uma peça baseada nos "7 Pecados Mortais" de Bertold Brecht. " Foi assistente musical no último CD de Herbie Hancock "Gershwin's World" recentemente editado pela Verve e vencedor de 3 Grammy's. Presentemente frequenta o curso do Mestrado em Composição Clássica no Mannes College of Music de New York.

Sem comentários: